O que é GIS?

GIS, projetando nosso futuro.

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) ou Geographic Information System (GIS, em inglês) é um sistema computacional de informações espaciais e procedimentos que permitem e facilitam a criação, análise, gerenciamento ou representação do espaço e dos fenômenos que ocorrem nele.

Há vários modelos de dados aplicáveis em GIS. O GIS pode funcionar como uma base de dados com informações geográficas que se encontras associadas aos objetos gráficos de um mapa digital. Assim, ao selecionar um objeto, pode-se conhecer os valores dos seus atributos e, da mesma forma, selecionando um registro da base de dados, é possível conhecer sua localização no mapa.

Camadas diversas permitem manipulação rápida e simples.

O GIS isola as informações em diversas camadas temáticas e armazena-as de maneira independente, o que permite sua manipulação rápida e simples. Isso também possibilita relacionar as informações existentes através das posições e topologias dos objetos, gerando novas informações.

Os GIS permitem conciliar as informações originárias de diferentes fontes, como informação de sensores espaciais, informações recebidas com GPS ou obtidas com os métodos tradicionais da Topografia.

Um GIS pode ter papel importante em questões como (1) localizações, pesquisar características de um lugar concreto; (2) condições, atendimento ou não de condições impostas aos objetos ou construções; (3) tendências, comparações entre situações temporais ou espaciais distintas de alguma característica; (4) rotas, cálculo de caminhos ótimos entre dois ou mais pontos; (5) geração de modelos explicativos a partir do comportamento observado de fenômenos espaciais; e (6) material jornalístico, para aprofundar coberturas jornalísticas onde a espacialização é importante.

Os campos de aplicações dos GIS, por serem muito versáteis, são muito vastos, e pode-se utilizar na maior parte das atividades com um componente espacial, da cartografia a estudos de impacto ambiental ou vigilância epidemiológica de doenças, de prospecção de recursos ao marketing, constituindo o que poderá designar de Sistemas Espaciais de Apoio à Decisão. A intensa revolução que provocaram as novas tecnologias afetou decisivamente a evolução da análise espacial.

(Texto adaptado da Wikipédia.)